Blog

Perspectivas do agro para 2021

in Artigos, Duquima

Após um 2020 tenso e repleto de incertezas, que culminou em algumas quedas nas projeções econômicas e certa dificuldade para toda a economia, incluindo o produtor rural, as perspectivas apontam para um 2021 de melhores notícias para todos.

Enquanto a vacinação acelera pelo mundo afora, a esperança de todos é que em breve passemos ao cenário pós-pandêmico com recuperação dos setores, retomada das atividades e da economia como um todo.

O que esperar deste ano

O que esperar deste ano

O mercado externo pressiona o Brasil para que sejam reguladas as normas de preservação ambiental, o que deve ser ainda mais pungente com a chegada do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ainda assim, os especialistas estimam que as necessidades de consumo de grãos e proteína animais por parte dos chineses, e a resiliência característica do mercado do agronegócio deve proporcionar bons resultado para o agro neste ano de 2021.

0
Milhões de toneladas de grãos

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os índices sugerem que a safra de grãos deste ano novo deve chegar aos 268,7 milhões de toneladas, uma alta de 4,2% comparada ao ciclo precedente.

E até mesmo um recorde é esperado para a soja. A área plantada, segundo a previsão, deve chegar aos 133,7 milhões de toneladas, ou seja, 2,5% superior ao ciclo passado. Além disso, mais da metade da nova safra que começa a ser colhida neste mês de janeiro já está com a venda antecipada concretizada.

Para o milho, também é esperado um crescimento de 2,6%, o que o fará chegar a uma produção de 105,2 milhões de toneladas.

O estimado é que para o ano de 2021 a relação oferta e demanda esteja em equilíbrio, e a produção seja maior para grande dos alimentos cultivados no país.

O PIB do Agro em 2021

O PIB do Agro em 2021

Em 2020 o PIB do agro foi o que passou com mais tranquilidade pelas turbulências da crise do coronavírus, e para 2021 podemos esperar crescimento.

A CNA e o Ipea apontam para um crescimento de até 3,2% no PIB do agronegócio, e se falarmos em Agropecuária o VBP deve ser entre 4,2% e 5%.

O crescimento trará também mais postos de trabalho, em 2020 já foram gerados mais de 102 mil vagas no setor, o que deve continuar em elevação.

No setor de pecuária o crescimento deve ser liderado principalmente pela carne bovina, com 6,3% de acréscimo, mas também expansão em todos os segmentos.

Colaboração da China

Colaboração da China

As exportações, que atualmente ocorrem para mais de 170 países ao redor do mundo, terão um papel importante na concretização de tais previsões, principalmente os acordos com a China.

Como já é histórico, os chineses demandam muito dos grãos brasileiros, com destaque para a soja. A china deve demandar ainda muito de carne bovina, melão, suína e frangos.